terça-feira, 14 de julho de 2009

Exposição "Titanic - The Artifact Exhibition"




Entrada para a exposição (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).

Fiquei muito interessada quando em Maio vi no telejornal da sic a noticia sobre a exposição do Titanic. Quando fui a Lisboa a poucos dias atrás não resisti em ir até lá. A exposição está situada no 2º andar da estação do Rossio de Lisboa, numa área expositiva com mais de mil metros quadrados. Estão expostos cerca de 230 objectos, como peças de vestuário, joalharia entre outros, tanto como objectos pessoais de passageiros como objectos do barco que foram encontrados durante as expedições. Também na exposição é contada a história real dos passageiros, as expedições feitas no fundo do mar e relata o que aconteceu naquela noite e madrugada de Abril de 1912.
Desde 1987 até hoje foram feitas 7 expedições e foram encontrados mais de 5.500 artefactos a 3.800 metros de profundidade. Os artefactos encontram-se conservados, o mesmo não se pode dizer do Titanic no fundo do mar, pois não existem técnicas de conservação em si, o navio está a ser lentamente consumido por micróbios que se alimentam de ferro. Cientistas prevêm que no espaço de 40 a 90 anos este processo provocará a implosão e o colapso do Titanic.


Nautile - o submarino que resgatou os objectos do Titanic do fundo do mar (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).

À entrada da exposição é dado ao visitante uma réplica do bilhete de embarque do Titanic com informações de um determinado passageiro. No final da exposição pode-se descobrir se o passageiro sobreviveu ou não. O meu bilhete tinha informações de uma menina de 7 anos que viajava com os pais em 2ª classe - Miss Eva Miriam Hart, foi uma das crianças que sobreviveu. De 113 crianças (com 13 anos e mais novas), 53 desapareceram.




Frente e verso do bilhete.

No espaço de mais de mil metros quadrados são retratados ambientes diferentes do Titanic, para além dos objectos expostos, há recriações fidedignas do navio, como um camarote de 1ª classe e simulação de um icebergue com gelo real. Estive com a minha mão sobre o gelo, bastou para a minha mão ficar um pouco dorida durante algum tempo. Facilmente se apercebe que muitas mortes foram por hipotermia, a água do Atlântico Norte na noite em que o Titanic se afundou estava a 28º abaixo de zero!
Pode-se também tocar num fragmento de casco do navio, sentir o cheiro de frascos de perfume retirados no fundo do mar - pertenciam ao passageiro de 1ª classe Adolphe Saalfeld (de 65 foram encontrados 62 frascos contidos numa mala de amostras de couro).


Reprodução de um camarote de 1ª classe (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).


Objectos expostos (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).

Como é sabido, esta tragédia provocou muitas mortes, de 2.228 passageiros e tripulantes do navio,sobreviveram apenas 705. O mais irónico é que um passageiro que foi transferido para o Titanic antes de embarcar escreveu a uma amiga "Que me dera que este navio estivesse no fundo do mar", foi um dos passageiros que não sobreviveu.


Titanic (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).


Titanic no fundo do mar (imagem retirada da página oficial do Facebook de Titanic Lisboa).

A exposição está aberta todos os dias das 10:00 às 21:00 até 10 de Agosto.
Para mais informações ir a :
www.titaniclisboa.com

6 comentários:

  1. Olá!
    Como profissional ligada a esta exposiçao é com orgulho que leio este post tao correcto e bem construido! :)
    Obrigada!!
    Apenas uma informaçao adicional: a exposiçao estará patente no mesmo local(Estaçao do Rossio)durante todo o mês de Agosto, pelo menos, nao havendo ainda uma data definida para o encerramento.
    Atençao ás promoçoes! Há varias formas de obter descontos! ;)

    Bárbara Rocha

    ResponderExcluir
  2. hello!Sou mesmo taralhoca, não sabia de nada desta exposição, mas parece muito interessante, obrigada pela dica, vou tentar ir :)
    bj

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Gostava só de rectificar a data da Exposição Titanic - Objectos Reais Histórias Reais, que vai estar patente em Lisboa no Espaço Rossio - Estação do Rossio até 11 de Outubro.


    Boa visita!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A exposiçao está maravilhosa e de uma emoçao indescritível!... Estive lá! Ela vai está rodando o mundo e estará na Estaçao do Rossio em Lisboa até 11 de Outubro. Vale a pena visitá-la.

    ResponderExcluir
  6. afinal de contas para onde o titanic tava embarcando q até agora ninguém sabe ?????

    ResponderExcluir