domingo, 7 de junho de 2009

Leonardo Da Vinci e o seu tempo

A poucos dias comprei mais um livro da minha longa lista de livros por comprar. O livro é uma bibiografia de Leonardo Da Vinci com o título "Leonardo Da Vinci e o seu tempo" de Jaime Brasil. (Enquanto isso vou sonhando com o de "Leonardo Da Vinci - Obra Completa de Pintura e Desenho" da Taschen).

Leonardo Da Vinci e o seu tempo
Jaime Brasil
Portugália Editora

Ao falar de Leonardo Da Vinci, lembrei-me de um trabalho que fiz quando estava a estudar no 11º ano em Oficina de Artes. O trabalho consistia em escolher uma obra de um pintor e depois trabalha-la em várias técnicas: acentuação, simplificação, ponto, paralelismo, etc. Escolhi um pormenor de A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana de Leonardo Da Vinci - o rosto de Santa Ana. Numa fase desse trabalho (no contraste) ao acabar deparei-me com esta linda "obra" e desmanchei-me a rir no meio da aula! Do que me fui lembrar...




A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana por Leonardo da Vinci (conjunto e pormenor)
Óleo sobre madeira
Museu do Louvre, Paris


A linda "obra" - Versão caverica de Santa Ana? Made by Mayra =P

4 comentários:

  1. Olá, Mayrosca!A Santa Ana fez-me lembrar a Morticia Adams lol também fiz uma coisa parecida com uma foto do David Bowie em Educação Visual no 9º ano,não sei como fizeste nós fizemos com papel vegetal e tinta da china, não saiu lá grande coisa, agora com o photoshop é bem mais fácil :P
    Obrigada pelo nome da cola para tecidos!Estou à espera de ver os teus bloquinhos!

    ResponderExcluir
  2. p.s. A obra completa do Leonardo da Taschen? Não queres mais nada? :P

    ResponderExcluir
  3. Olá Pat! Só vi os teus comentários agora, sou mesmo despassarada lol. Olhá já não me lembro como é que fiz, sei que primeiro foi feito a lápis (há vestigios de carvão na folha) e depois foi pintado, só me lembro mesmo é de deparar-me com a linda obra qundo acabei e desmanchar-me a rir (que tristeza), mas suponho que tenha sido a mesma técnica.
    De nada, espero que a cola te ajude nos trabalhos... em relação aos blocos estou a fazer umas experiências, talvez esta semana coloque algum post.

    ResponderExcluir
  4. P.S. - Sim, quero, a do Miguel Ângelo também!!!! :P

    ResponderExcluir